Mito

A palavra mito vem do grego mythos. No seu significado mais simples, quer dizer fábula. Na verdade, esta não é, no entanto, uma definição que contemple os fundamentos de seu conteúdo.

O mito é muito mais do que uma fábula, no sentido em que a entendemos. Ele veste a base de uma visão antropológica fundamental ao homem, buscando apresentar uma explicação de suas origens, bem como do mundo e da cultura em que está inserido. Metaforicamente, o mito representa os arquétipos fundamentais dessa cultura, através da história de deuses, semi-deuses e heróis.

Mas seu conteúdo, de base religiosa, não busca apenas retratar as questões que envolvem o “ambiente” antropológico de uma cultura. Ao buscar no transcendental as interpretações das origens e da tragetória da existência do homem, a leitura do mito busca, em sua essência mais  profunda, retratar a “alma” de cada um, um universo multidimensional de significados.

E tal como trazemos marcas de impressões digitais distintas, aprendemos, em cada mito, as bases de um único saber, um saber de todos, uma alma de todos, mas realizada de modo individual, em cada um de nós.

É inegável que os mitos representam a alma do inconsciente coletivo e isso os torna vitais como bússolas para o autoconhecimento. Mas estudar um mito é mais do que encaixar-se na história da humanidade. Interpretá-lo é mais do que visualizar-se no conteúdo universal. Realizar isso é, inegavelmente,  parte fundamental do caminho. Mas é preciso trazer este conteúdo de modo particular a sua própria vivência, marcando com esses passos “divinizados”, o verdadeiro percurso da individuação.

 

Sobre eulaliafernandes

Se deseja me conhecer melhor, seja benvindo ou benvinda ao link http://www.portaldereiki.com.br/sobremim/index.html
Esse post foi publicado em Textos introdutórios. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Mito

  1. luiza disse:

    adorei

  2. Obrigada pelas postagens, incrementam a motivação! (sorriso)
    Estou dando duro para as próximas!
    Karen, Até chegar a Dioniso, acho que temos um caminho a percorrer (sorriso)… Mas vou guardar a sugestão com muito carinho… um dia espero que cheguemos lá!… a foto foi uma sugestão do próprio Blog. Adorei e adotei.
    Soraya, sim, conto com você como companheira dessa jornada, obrigada!
    Camila, Natália, Carmen, Denise, Alice obrigada pelos comentários e motivação. Incentivam a pesquisa (sorriso)
    beijos a todas!
    lali

  3. Karen disse:

    Lali,

    Vc sempre encontra as fotos certas ! Que estrada linda! Que caminho será esse que esse blog nos levará? No aguardo das próximas postagens. Se valer fazer pedido…tava querendo ouvir sobre o nascimento de Dionísio…outro dia tive um sonho que me remeteu a uma passagem dessa história.
    bjs

  4. Camila Felix disse:

    Eulália,
    acho que eu preciso ler mais e mais mitos…

    Bjo enorme.
    Camila

  5. Carmen Lucia Fernandes Vianna disse:

    Adorei,parabéns, ficou “DIVINO”.Que te abençoe os DEUSES DO OLIMPO!!!

  6. Natalia Ribeiro Taddei disse:

    Muito legal!
    Não vejo a hora de ler mais!
    Bjs

  7. soraya disse:

    Estudos sobre o mito sempre estiveram muito presente na minha jornada acadêmica. Adorei tua proposta. Podes contar comigo como companheira nesta nova jornada para desvendar os nossos mito.
    beijos
    Soraya

  8. Denise Corrêa de Macedo disse:

    Cara Eulalia,
    nunca tinha pensado na Mitologia neste sentido. O texto está muito claro e didático (como sempre). Pretende que seja uma publicação semanal como do outro blog?
    beijo,
    Denise

  9. Maria Alice Aragão disse:

    Querida, Parabéns!
    Ficou maravilhoso, com uma nuance inquiridora.
    Sucessos nessa nova vertente do auto-conhecimento.
    Beijos,
    Alice

Deixe um comentário