Mitologia Grega… por quê?

A escolha pela mitologia grega para dar base a este blog deu-se por dois motivos: primeiro, por ser a civilização grega, de certa forma, o berço das civilizações ocidentais; segundo, porque fui uma estudiosa de cultura clássica, especialmente cultura grega, desde a juventude.

Por muito anos, envolvida com o percurso acadêmico em outra área de atuação, deixei este amor paralelo acompanhar os meus passos, sem tocá-lo tão de perto como antigamente. Vejo, no entanto, que meus novos caminhos acabam por trazer de volta esta filha a sua casa de origem, aos seus antigos amores. E desejo compartilhar essa trajetória com você, se quiser, numa releitura de passos descansados (às vezes nem tanto…) pelos jardins, grutas, campos, ilhas, mares e céus que nos permitirem o Olimpo… e, sempre que nossos olhos alcançarem, vermos os deuses e os heróis mais de perto.

A Grécia Antiga é uma mãe perdida nos tempos. Mas seus mitos, seus princípios, sua cultura povoam e permanecem em nossos caminhos ocidentais. A melhor forma que tenho de apresentar isso em palavras é reproduzindo um de meus escritos, da década de 80:

LEGADO

Minhas pedras publicam a silenciosa angústia da poluição que as corrói. Mas sobre estas pedras, teus primeiros passos de terra ocidental:

de Atenas, te dei a Arte Maior, remodelada por ti, e o eco das vozes de Ésquilo, Sófocles e Eurípides;

de Creta, te dei um exemplo de paz, de sabedoria e de silêncio: a gloriosa paz minóica, de um povo misterioso e são;

da Jônia, te dei as ciências primeiras do mundo ocidental, suportes de ouro, o teu pedestal;

de Epidauro, te dei meu teatro ilustre de arquitetura sem deslizes e o templo-hospital de avançada técnica ancestral;

de Delfos, te dei o coração do mundo no templo de Apolo: oráculo da Antigüidade,  exemplo de fé;

de Elêusis, de Micenas, de Corinto e de Esparta, de Tirinto, de Ítaca e de cada ilha,  das três mil, eu te dei o meu espírito,  os meus princípios, a minha fé em ti.

Minhas pedras publicam a silenciosa angústia da poluição que as corrói.  Mas sobre elas deixei os frutos de filosofia, arte e ciência, berço que te dei, legado de mãe para o teu mundo de modernidade e técnica.

Sobre eulaliafernandes

Se deseja me conhecer melhor, seja benvindo ou benvinda ao link http://www.portaldereiki.com.br/sobremim/index.html
Esse post foi publicado em Textos introdutórios. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Mitologia Grega… por quê?

  1. rafael disse:

    poxa, porque nunca alguem me falou desse site antes.
    nota 10!

  2. Valéria disse:

    Simplesmente, amei! Tem tudo a ver com o que gosto. Quero saborear como se fosse mesmo um ótimo prato! Parabéns!

  3. Ana Jácomo disse:

    Estou muito interessada em compartilhar essa trajetória, querida.
    Esse belo texto, “Legado”, que já havia lido no blog é um estímulo a mais para essa jornada.
    Beijos

  4. Miriam disse:

    Amei!!!
    Bjs.

  5. Sarita Bayer Pradez de Faria disse:

    Priceless! Uma jóia! Amei, Lali!

  6. Carmen Lucia Fernandes Vianna disse:

    AMEI!!!!! Esquenta tamborim, pois quero sambar ao som desse teu rítimo divino.Que os Deuses possam abrir os caminhos para essa sonoridade fantástica!!!

Deixe um comentário